AGFAPAssociação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis

Nossa cidade possui atualmente 7 grupos folclóricos, todos filiados à "AGFAP" - Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, que foi criada no ano de 2000. 

Em seu Brasão usa um manteler encimado por uma coroa, e sobre este manteler, no alto à esquerda a Águia Prussiana, à direita sobre um campo de Prata, a cruz de Trier, embaixo à esquerda a Roda de Mainz, (Mongúncia) e à direita o Leão Grifo dos Condes Palatinos. 

Os grupos associados por ordem de fundação, são os seguintes.

Bergstadt 2Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

O primeiro grupo a ser criado após o início da Bauernfest foi o Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, fundado em 25 de agosto de 1990. O nome Bergstadt vertido para o português significa "Cidade das Montanhas".

Seu traje oficial se inspira na região de Böhmerwal (Floresta da Bohemia), hoje pertencente à República Tcheka.

O Bergstadt estará presente na Bauernfest com suas diversas categorias se apresentando no Palco e também nos desfiles. Grupo Folclórico Germânico Bergstadt no Facebook

Bauerngruppe 2Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

O Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis foi o segundo grupo a ser criado. Sua data de fundação é 01 de abril de 1991.
Este grupo possui quatro trajes. São eles o Marktbürger Tracht, o Gutachtaler Schwartzwäldertracht, o Kaschuben Tracht e o Pongauer Sonntagstracht.

Seu Brasão é composto por três partes e regiões: 
À esquerda a região de Oberwesel-região dos vinhos, à direita região do Rheinland-Pfalz local de origem de grande parte dos colonos alemães, na parte inferior está representado estado da Baviera. Guardado em seus flancos por duas águias em negro indicando as armas da Alemanha e no alto a Coroa de Dom Pedro II.
O Bauerngruppe também estará  abrilhantando a Bauernfest com suas apresentações no palco e sua presença nos desfiles.
Bauerngruppe no Facebook
www.bauerngruppe.com

Mosel 2Mosel Folkstänze de Petrópolis

O terceiro grupo da cidade foi fundado em 14 de novembro de 1991, em reunião realizada na Av. Roberto da Silveira e foi denominado de Mosel Volkstänze de Petrópolis.

Seu traje é um dos mais difundidos na Alemanha. Oriundo de Miessbach da região do Schliersee em Oberbayern no estado da Baviera. O traje feminino tem como característica marcante, as flores no peito bem como o chapéu com friso de ouro. O masculino é caracterizado pelas calças de couro, ideais para os sapateados. Os suspensórios são sempre bordados.

Seu Brasão reúne características dos estados de origem dos colonos alemães que aqui chegaram de m 1845.
Mosel Volkstänze De Petropolis no Facebook

Rheinland Pfalz 2Grupo de Danças Folclóricas Rheinland-Pfalz

O Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz, fundado em 22 de outubro de 1994, tem a missão de resgatar, promover e disseminar, por meio da dança, a cultura germânica.
O grupo adotou como insígnia o brasão do estado de Rheinland Pfalz, região situada a oeste da Alemanha e constituída pela união de territórios da Baviera, de Hessen e da Prússia.
A escolha do nome e consequentemente do brasão deve-se ao fato de que foi exatamente desta região que vieram os primeiros colonizadores, que trabalharam no ambicioso projeto urbanístico do engenheiro Júlio Frederico Koeler: A cidade de Petrópolis.
Danças Folclóricas Rheinland Pfalz no Facebook
www.dancasfolcloricas.com.br

Rheinland Pfalz 01Rheinland Pfalz 02Rheinland Pfalz 03Rheinland Pfalz 04Rheinland Pfalz 05

Folk Dance Group PetropolisPetrópolis Danças Folclóricas

O Grupo Petrópolis Danças Folclóricas nasceu em 24 de fevereiro de 1996. Possui três núcleos distintos: o alemão, o italiano e o internacional.

O estandarte tem só centro o brasão de Petrópolis, ladeado por cachos de uvas, representando os vinhedos às margens do Rio Reno na Alemanha.

Seu traje é inspirado nos trajes austríacos.
Petrópolis Danças Folclóricas no Facebook

Kaiserstadt KulturkreisKaiserstadt Kulturkreis

Em fins de 1996, os animos da cultura alemã em Petrópolis estavam em alta. Parecia que finalmente este segmento tinha encontrado o seu caminho, rumo ao resgate de sua maior expressão cultural. Estávamos assistindo uma verdadeira explosão de criação e criatividade.
Foi nesse clima que surgiu o "Kaiserstadt Kulturkreis" (Centro Cultural Cidade Imperial).
Este fato aconteceu no dia 01 de fevereiro de 1997 na sede social do Coral Concórdia, antigo "Deutscher Saengerbund Eintracht".

O traje oficial do Grupo, representa a região do Hunsrück situada entre os rios Reno e seu afluente Mosel, local de origem dos colonos aqui chegados a partir de 29 de junho de 1845.
O traje é caracterizado pela simplicidade, a começar pelo tecido rústico feito em tear e o linho que está em todas as peças. Sendo oriundo do ano de 1800, representa a simplicidade de um povo trabalhador que tinha nessa vestimenta, o traje adequado para ir à missa ou num passeio dominical. Os únicos adornos permitidos eram o bordado e o crochê no traje feminino e na touca masculina. Isso na época eram talentos e práticas das mulheres da aldeia.

O Brasão do Kaiserstadt, em sua composição e confecção foi um presente do amigo Bartolomeu Escarlate Netto.
Ele reúne sobre um manteler encimado por nossa coroa imperial, a Águia em negro que simboliza a presença da colônia alemã na cidade imperial. As cores preto, vermelho e outro foram utilizadas por representarem as cores da Alemanha.
Kaiserstadt Kulturkreis no Facebook

bauernfest 01 bauernfest 02 bauernfest 03 bauernfest 04 bauernfest 05 bauernfest 06 bauernfest 07 bauernfest 08

Blumenberg VolkstanzBlumenberg Volkstanz

O ​BLUMENBERG VOLKSTANZ é um grupo de danças folclóricas germânicas de Petrópolis/RJ fundado em 06 de janeirode 2001. Desde a sua fundação sob a coordenação geral de Fábio Holderbaum, veterano do movimento folclórico que iniciou-se na década de 1990, cresceu rapidamente etornou-seum dos maiores grupos folclóricos germânicos de Petrópolis, hoje com pouco mais de sessenta integrantes e quatro categorias, a saber, Infantil, Juvenil, Adulto e Master.

Apesar de Petrópolis ser maciçamente colonizada por famílias provenientes do Hunsrück, o grupo optoupor a presenter coreografias e indumentárias de diversas regiões de língua alemã.

O repertório do grupo inclui danças de localidades como oTirol, o Vierlande, a Pomerânia, a Suábia, a Bavierae a Boêmia. Daí a diversidade degêneros e ritmos apresentados, que inclui polcas, valsas, mazurcas e os tradicionais Schuhplattler​, os sapateados alpinos tão característicos.

Os trajes utilizados pelo grupo são de origem vienense (​Grinzinger Alltagtracht, Grinzinger Festtracht ​e​ Kaltenleutgebner Festtracht​), tirolesa (​Wipptaler Sommersonntagstracht​) e, mais recentemente, pomerana (​Mönchguter Fischertracht​). 

Ao longo de pouco mais de quinze anos de apresentações, destacamos as participações do grupo na Bauernfest, festa do colono alemão de Petrópolis, onde o Blumenberg apresenta-se desde sua fundação; a festa alemã do bairro Borboleta, em Juiz de Fora/MG, onde iniciou suas participações em 2010. Em outubrode 2013, o grupo fez sua primeira excursão ao sul do Brasil a fim de participar do Heimattanz, representando assim Petrópolis e o estado do Rio de Janeiro na cidade de Forquilhinha/SC. Em 2016, participoudo1º Encontro de Danças Folclóricas Alemãs do Colégio Benjamin Constant, em São Paulo/SP. Em 2017 participou pela primeira vez do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS.
Blumenberg Volkstanz no Facebook

Blumenberg 1 Blumenberg 2 Blumenberg 3 Blumenberg 4