Invenções

Aspirina

Felix Hoffmann, um jovem químico alemão, de Empresa Friedrich Bayer & Co, em Eberfeld, criou a aspirina em 1897. O novo medicamento surgiu a partir das queixas de seu pai, que tomava o ácido salicílico para tratar de artrite, mas sempre reclamava do gosto amargo. A Salicina, substancia encontrada em plantas como a “Spiraea Ulmaria” já havia sido sintetizada em 1874 na Alemanha. Em suas pesquisas, Felix acrescentou um grupo de acetil ao ácido salicílico, criando o “Ácido acetilsalicílico” em agosto de 1897. Em 1899, depois de comprovadas as ações analgésicas, antipiréticas e atiinflamatórias da substancia, a Bayer introduziu a nova droga no mercado. O nome “Aspirina” é uma junção de várias partes: a=acetilação, spir=da planta Spiraea Ulmaria e in=sufixo usado com freqüência em medicamentos na época.
______________________________________________________________________

Arvore de Natal

Já na Roma antiga, nas festas saturnais, comemoradas na mesma época em que hoje se celebra o Natal, o povo enfeitava a casa com palmas verdes. Essa tradição acabou sendo absolvida pelos cristãos e, no século XI, árvores eram colocadas em igrejas durante a realização de peças religiosas. Para fazerem alusão ao Paraíso, elas era carregadas de frutos e colocadas no meio das cenas. Uma das versões para o uso dos pinheiros vem do fato dele permanecer verde, mesmo no inverno, simbolizando a vida e a sobrevivência. Mas quem introduziu o pinheiro na tradição cristã, foi o alemão Martin Luther (Martinho Lutero-1483-1546) que em 1510, após andar pela floresta de Riga, na região dos Bálcãs, enfeitou o primeiro deles. Encantado com a beleza da árvore iluminada pelo brilho da lua e das estrelas, resolveu levar uma para casa. Para mostrar à sua família, como teria sido a noite em que Jesus nasceu, iluminou-a com velas para representar as estrelas.
______________________________________________________________________

Automóvel

Em 1883, na Alemanha, Karl Benz (1844-1929) e Gottlieb Daimler (1834-1900), desenvolviam simultaneamente motores de alta rotação, muito parecidos, à base de explosão. Com o sucesso de suas invenções, ambos já possuíam em 1866, suas próprias empresas: A “Daimler Motoren Gesellschaft” e a “Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik”. O símbolo escolhido por Karl era uma coroa de louros, enquanto o de Daimler era uma estrela de tres pontas que representava sua intenção de produzir motores para terra, ar e mar. Em 1926 as duas empresas se fundiram, criando a Mercedes-Benz. O nome Mercedes, veio da filha de um dos representantes de Daimler, Emile Jellineck. Das fábricas de Daimler e de Benz surgiram nomes importantes como; August Horch, Ferdinand Porsche e Wilhelm Maybach. Horch acabou fundando a Auto Union, que depois se transformou na Audi. Ferdinand Porsche ajudou a projetar o motor do “carro do povo” o Volkswagen. A marca Porsche foi criada por seu filho, Ferry Porsche. Já Maybach acabou projetando motores de dirigíveis como o Zeppelin.
______________________________________________________________________

Bolo com velinhas

O costume de comemorar o aniversário com um bolo e apagar as velas começou na Alemanha por volta do século XIII. As famílias celebravam o aniversário das crianças com uma celebração chamada Kinderfest, que em português quer dizer exatamente Festa das crianças. Logo de manhã o aniversariante recebia seu presente e as velas do bolo eram acesas. Durante todo o dia, elas eram mantidas acesas, até a hora do jantar, quando a criança soprava todas elas. O costume de fazer um pedido também surgiu na Alemanha.
______________________________________________________________________

Cadeira de rodas

A primeira cadeira de rodas era uma espécie de triciclo, usado por Stefan Pfarfler, um homem que tinha as duas pernas amputadas e que viveu em Nürnberg na Alemanha por volta de 1650. Era movido por manivelas de mão que acionavam a roda dianteira através de uma roda dentada interna. Acredita-se que foi construída por Johann Haustach, que já projetara uma cadeira movida à mão, para seu próprio uso, cerca de dez anos antes.
______________________________________________________________________

Cálculo moderno

Juntamente com o inglês Isaac Newton, o alemão Gottfried Wilhelm von Leibnitz (1646-1716) é considerado um dos criadores do cálculo moderno, principalmente pelo seu desenvolvimento da integral e as regras do produto. Ele também foi o criador do termo “função” em 1694, utilizado para descrever uma quantidade relacionada a uma curva. (a inclinação de uma curva ou um ponto qualquer nela). A importância de suas pesquisas afeta diversas áreas das ciência s exatas. O cálculo diferencial é uma ferramenta tanto na matemática, como na química, física clássica e até a física moderna.
______________________________________________________________________

Caminhão

Em 1896, Gottlieb Daimler (1834-1900), fé\z circular na Alemanha, seu revolucionário invento: o caminhão motorizado. O estranho veículo, com aspecto de carroça sem cavalos, fez sua primeira aparição pública na cidade alemã de Cannstatt. O mesmo Daimler, dez anos antes já inscrevera seu nome na história ao inventar o automóvel. (Karl Benz também foi inventor do carro).
______________________________________________________________________

Canhão

O canhão foi inventado no século XIV pelo monge e alquimista alemão Berthold Schwarz (1310-1384) na cidade de Friburgo-Alemanha. Ele utilizou uma mistura de nitrato de sódio, enxofre, pólvora e outros reagentes químicos para testar o poder de explosão de sua criação. Embora a pólvora já fosse conhecida pelos chineses, utilizada não apenas em fogos de artifício, mas também militarmente, esta foi a primeira arma de projéteis para longo alcance já projetada. A peça de artilharia foi usada pela primeira vez em 1334 quando o Bispo Nicolau I de Constança, mandou defender com ela a cidade de Meersburg.
______________________________________________________________________

Cerveja

Embora as bebidas fermentadas, ancestrais das cervejas, já fossem conhecidas do homem desde 4000 antes de Cristo, foi na Alemanha que elas adquiriram suas características atuais. O mais an \\\ tigo escrito que registra o uso de lúpulo na cerveja é de 1067 pela Abadessa alemã Hildegard de Bingen. As cervejas do tipo “lagern” (de cor clara, muito gás carbônico, razoavelmente amargas e com teor alcoólico de 3 e 6%) também surgiram na Alemanha. Entre os estilos de “lagern” (que em alemão significa:armazenar), estão as pilsen, bock e pretas. Além disso, em 15l6, os cervejeiros do país adotaram o Reinheitsgebot (preceito da pureza), que determinava os tres únicos ingredientes permitidos para cerveja: água, lúpulo e cevada-malte. Graças a esse acordo, que foi lei até 1988, as cervejas alemãs se tornaram mundialmente famosas por sua qualidade. Os alemães inventaram a cerveja Bock, na cidade de Einbeck, no século XIII. Qualquer cidadão poderia produzir a bebida, desde que fornecesse alguns barris para o príncipe e sua corte. O conde de Brunswijk, sabendo da fama dessa cerveja, mandou trazer 50 barris para Munique para celebrar seu casamento. Encantados com a cerveja, os convidados da então Bavária, trocaram o nome da cerveja de “Einbeck’ para “Oanbock”. Uma curiosidade: como a palavra “Bock” significa bode, o rei mandou imprimir imagens do caprino nos rótulos.
______________________________________________________________________

Clarineta

Embora já houvesse instrumentos similares, a invenção do clarinete é atribuída ao alemão Johann Christopher Denner (1655-1701). No século XVII, este fabricante de flautas da cidade de Nürnberg criou o primeiro instrumento no qual a palheta ficava totalmente recoberta pelos lábios do músico.
______________________________________________________________________

Cola em bastão

Durante uma reunião da Henkel na Alemanha em 1967, um participante perguntou: “Será que poderíamos lançar uma cola sólida”? Todos foram para casa com a dúvida. Um dos executivos esperava a mulher se vestir para irem ao teatro. Quando ela falou: “só falta passar o batom”, ela teve um estalo. Era possível oferecer uma cola sólida, usando o mesmo sistema de um batom. O produto recebeu o nome Pritt em novembro de 1968 e foi lançado em 17 de setembro de 1969, mas chegou ao Brasil apenas dez anos depois.
______________________________________________________________________

Creme Nívea

O creme Nívea foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do Doutor Oskar Toplowitz, que descobriu como unir a água e o óleo para hidratar a pele. O eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. “Branco como a neve” foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Os brasileiros conhecem o creme Nívea desde a década de 1920. Depois da segunda guerra mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos da marca. No Brasil, o Nívea voltou ao controla do grupo em 1959.
______________________________________________________________________

Detergente

Em 1890, quando o químico alemão A. Kraft observou que certas substancias, quando se ligavam ao álcool, funcionavam como sabão. Sua descoberta foi vista como uma curiosidade química até que, durante a Primeira Guerra Mundial, o bloqueio dos aliados deixou a Alemanha sem gorduras naturais. Elas eram utilizadas para produzir lubrificantes e acabaram sendo substituídas pelas gorduras de sabão. Assim, o sabão se tornou escasso no país. Outros dois químicos alemães H. Gunther e M. Hetzer, retomaram as pesquisas de Krafft e lançaram em 1916, um detergente com fins comerciais, o Nekal. Mesmo com o sucesso do detergente, eles achavam que o novo produto seria usado apenas nos tempos de guerra. Até 1946, o produto era preferencialmente utilizado para lavar louça e roupas delicadas.
______________________________________________________________________

Dínamo

O alemão Werner von Siemens (1816-1892), alem de ter fundado a empresa que até hoje leva o seu nome, também realizou pesquisas científicas em torno do aproveitamento de energia. Em 1866, ele concluiu a sua maior contribuição à engenharia elétrica quando descobriu o princípio dínamo-elétrico. Essas máquinas transformavam a energia mecânica em elétrica, e, dessa forma, abriram caminho para que a eletricidade fosse usada como fonte de energia. Siemens enviou em 1867 um artigo à Academia de Ciências de Berlin, no qual previa que sua nova tecnologia produziria corrente elétrica de força ilimitada e barata, e que seria utilizada por inúmeros setores.
______________________________________________________________________

Elemento fósforo

Como a maioria dos alquimistas da época, o alemão Henning Brandt (1620-1692), da cidade de Hamburgo, fazia diversos experimentos para transformar metais em ouro e encontrar a Pedra Filosofal, um elixir da longa vida que curasse as enfermidades humanas e desse a juventude eterna. Em uma de suas tentativas, na qual utilizava urina humana, acabou encontrando, sem querer, um novo elemento químico: o fósforo. Sua descoberta seria futuramente utilizada na criação de palitos de fósforo.
______________________________________________________________________

Escala Farenheit

A escala de temperatura foi proposta por Gabriel Daniel Farenheit em 1724. Nela, o ponto de fusão da água é de 32 graus e o ponto de ebulição de 212 graus. Para determinar seus valores, ele colocou um termômetro sem nenhuma escala, dentro de uma mistura água, gelo e sal de amônio. Na posição em que o mercúrio ficou estacionado, Farenheit fez uma marca: o zero. Depois utilizou o mesmo termômetro para medir a temperatura do corpo humano e marcar seu segundo ponto, o qual chamou de 100. Em seguida, dividiu o espaço entre o zero e o cem em cem partes iguais. Estava criada a escala Farenheit. Para determinar os pontos de fusão e ebulição, fez outros dois experimentos. Primeiro colocou seu termômetro graduado em uma mistura de água e gelo e obteve o valor de 32ºF, depois colocou-o em água fervendo e obteve o valor de 212ºF. Assim, Farenheit determinou que em sua escala a água vira gelo a 32ºF e ferve a 212ºF. Farinha Láctea Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça, descobriu um mercado emergente: o de alimentos infantis. Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite: a Farinha Láctea Nestlé. O nome “Nestlé” em alemão, significa “pequeno ninho”. E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o carinho da mãe com seus filhos. A Nestlé, a maior indústria alimentícia do mundo, começou a atuar no Brasil em 1876.
______________________________________________________________________

Filtro de papel

Na Alemanha, em 1908, a dona de casa Melitta Bentz não gostava de coador de pano e resolveu coar café numa caneca de latão com o fundo perfurado e recoberto por um pedaço de mata-borrão. Ela patenteou seu invento e montou uma empresa numa pequena loja de artigos domésticos de oito metros quadrados. A primeira grande venda foi na Feira de Amostras de Leipzig. 1250 porta-filtros de alumínio com filtros de papel. Em 1929, com Horst Bentz, marido de Melitta, a empresa mudou-se para a cidade de Minden e iniciou as exportações. Após tres anos, foi fundada na Suíssa a primeira filial estrangeira. Horst Bentz criou a Melitta do Brasil na cidade de São Paulo em 1968.
______________________________________________________________________

Fissão Nuclear

Otto Hahn (1879-1968) foi um físico alemão que, junto com Lise Meitner e Otto von Baeyer, desenvolveu a técnica de medir o decaimento beta do espectro dos isótopos radioativos. Quando Meitner fugiu da Alemanha nazista em 1938, ele continuou pesquisando o resultado obtido no bombardeamento de urânio com nêutrons térmicos. Com a ajuda de Meitner e seu sobrinho Otto Robert Frisch, conseguiu desenvolver a fissão nuclear, um processo radioativo usado na fabricação de bombas atômicas, usinas nucleares e energia termo-elétrica. Uma vez que a idéia da fissão foi aceita, Hahn continuou suas experiências demonstrando a enorme quantidade de energia que a fissão nuclear com nêutrons produzia. Embora durante a Segunda Guerra Mundial tivesse participado do programa alemão para o desenvolvimento de uma arma nuclear, em 1944 ao receber o Prêmio Nobel de Química, não compareceu à cerimônia, pois tornara-se um combatente popular contra a utilização de armas nucleares.
______________________________________________________________________

Flash

Por volta de 1850, cientistas descobriram que a combustão de filamento de magnésio, produzia uma luz muito brilhante, acompanhada às vezes de uma espessa cortina de fumaça. Em 1887, os alemães Adolf Mietke e Johannes Gaedicke desenvolveram o flash que iluminava através da mistura de magnésio, cloreto de potássio e sulfato de antimônio. Embora fosse um tanto perigoso, o aparelho agradou aos fotógrafos.
______________________________________________________________________

Flauta

Embora pequenos instrumentos de sopro já fossem fabricados no Império Chinês desde 800 a.C. , a gaita só foi inventada em 1821 por um jovem de apenas 16 anos. Christian Buschmann era filho de um famoso fabricante de instrumentos musicais na Alemanha. Inicialmente, o garoto pretendia apenas utilizar o som dos 15 pequenos tubos metálicos para a finar o piano. Após algum tempo, Christian percebeu que, soprando o instrumento, podia produzir até 21 sons diferentes e se deu conta do potencial de sua descoberta. Pequena, fácil de tocar e de carregar, a gaita logo se popularizou pelo mundo e seu som caracteriza alguns estilos musicais, como o blues e a música folk.
______________________________________________________________________

Fusca

Em 1934, o engenheiro alemão Ferdinand Porsche, desenvolveu na sua garagem em Stuttgart na Alemanha, o projeto do fusca, que ganhou o nome de Volkswagen, que quer dizer; “carro do povo”, ou VW Sedan, como ficou conhecido genericamente. Este carro popular, deveria ter cinco pontos importantes: - deveria ser capaz de manter uma velocidade média de 100km/h; - consumir cerca de 7 litros de combustível para cada 100 km rodados; - ter capacidade para transportar de 4 a 5 pessoas; - ter refrigeração a ar por causa do clima; - ser barato, em torno de mil Reichmarks, (cerca de 250 dólares em 1934). Em outubro de 1926, 3 protótipos do fusca, participaram dos primeiros testes e no ano seguinte, saíram outros 30 carros.
______________________________________________________________________

Garrafa térmica

O físico e químico britânico James Dewar, já havia projetado, em 1892, um recipiente, no qual as paredes interna e externa, eram feitas de vidro e isoladas à vácuo. Seu invento foi produzido por Reinhold Burger, um fabricante de vidros alemão, sócio de uma empresa em Berlim especializada em aparatos científicos. A criação de Dewar, só era utilizada em laboratórios para manter estáveis as temperaturas de vacinas e soros. Foi Burger quem imaginou a garrafa à vácuo com aplicações domésticas. No ano de 1903, ele projetou uma versão menor para os lares e recobriu o exterior com metal para proteger o vidro.
______________________________________________________________________

Globo terrestre

Martin Behaim (1459-1507), foi um cosmógrafo, astrônomo e explorador alemão da região que na época pertencia à Boêmia, que por ter se casado e vivido alguns anos na Ilha do Faial, nos Açores portugueses, ganhou o apelido de “Martinho da Boémia”. Ele conquistou fama mundial após construir o primeiro globo terrestre, com a colaboração do pintor Georg Albrecht Glockenthon. Entre 1491 e 1493, na cidade de Nürnberg, ele montou seu globo que possuía meridianos e o equador e o chamou de “Erdapfel”, que significa; “maçã do mundo”. Mesmo para os conhecimentos da época, Behaim cometeu diversos erros geográficos. O continente americanos por exemplo, embora já tivesse uma parte da costa oriental da América do Norte conhecida, não foi colocado. A obra também é chamada de “Globo de Nürnberg
______________________________________________________________________

Gravador

Desde a criação do fonógrafo em 1877 por Thomas Edson, foram feitas muitas tentativas de se construir um aparelho gravador. Nenhuma delas foi muito eficiente até que , em 1935, a empresa alemã I. G. Farben, produziu uma fita magnética de rolo. Pouco tempo depois, a também alemã AEG Telefunken criou o Magnetofone, que podia gravar e reproduzir o som.
______________________________________________________________________

Hamburger

Ao contrário do que muita gente pensa, os americanos só conheceram o hamburger em 1904, durante a Feira Mundial de Saint Louis. O prato foi levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo. Nesta cidade alemã, o hamburger era uma comida rústica, introduzida pelos Tártaros, entre os séculos XII e XIII. Os moradores de Hamburgo, aprimoraram o prato feito com carne moída, tornando-o uma iguaria típica da região. Na América, os marinheiros ajudaram a popularizar o hamburger (que recebeu seu nome, obviamente, devido à cidade na qual foi criado), pois podiam comer a carne entre duas fatias de pão.
______________________________________________________________________

Helicóptero

Ao longo da história, diversos projetos similares ao helicóptero foram concebidos. Até mesmo o renascentista Leonardo da Vinci, fez um esboço que seguia os princípios de um helicóptero moderno. No entanto, somente em 1936 foi fabricado o primeiro aparelho totalmente controlável. O modelo dos alemães Heinrich Focke e Gerd Achgelis alcançou os primeiros recordes, com vôos de cerca de 100 quilômetros de distancia. O Focke-Wulf Fw 61, foi demonstrado no mesmo ano em Berlim.
______________________________________________________________________

Histórias infantis

Alguns dos mais conhecidos contos-de-fada do mundo foram escritos pelos irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859). Suas histórias se tornaram clássicos juvenis, mas muitas delas já faziam parte da tradição oral alemã antes de serem colocadas em livros. “Branca de Neve e os sete anões”, “Cinderela”, “João e Maria”, (que no original alemão e em inglês se chamam Hansel e Gretel) e “O flautista de Hamlin” (uma cidade real na Alemanha), são exemplos do folclore do país que se tornaram mundialmente conhecidos.
______________________________________________________________________

Homeopatia

Christian Friedrich Samuel Hahnemann, medico alemão com poucos clientes e desconhecido em seu país, foi fundador dessa doutrina médica. Mesmo são, ele tomou várias doses de quinino e acabou ficando com febre. Tento constatado que um remédio ministrado à uma pessoa saudável produzia sintomas similares aos da doença que pretendia curar, desenvolveu sua teoria de “elementos semelhantes” em oposição à alopatia. Segundo ele, o remédio age não na quantidade, mas na proporção de sua diluição. O método de Hahnemann começou a ser divulgado em 1796.
______________________________________________________________________

Inseticida

O primeiro inseticida sintético do mundo foi o diclodifeniltricloroetano, mais conhecido como DDT. O químico alemão Othmar Zeidler foi quem realizou pela primeira vez a síntese desse inseticida clorado em 1874. Embora já fosse conhecido desde o século XIX, só em 1939 foi descoberto o potencial do produto para matar insetos.
______________________________________________________________________

Insulina

Em 1889, os alemães Joseph von Mering e Oscar Minkowski, estavam estudando a função do pâncreas na digestão. Após retirarem este órgão de um animal, este continuou vivo mas a quantidade de moscas no laboratório aumentou muito. E todas elas disputavam furiosamente a urina do animal. A dupla resolveu analisar aquela urina e descobriu que ela tinha muito açúcar, um sinal já conhecido da diabete. Eles descobriram que o pâncreas devia produzir alguma substância controladora da quantidade de açúcar no organismo. A insulina que faltava na urina e no metabolismo do animal operado, foi isolada finalmente em 27 de julho de 1921 por Frederik Banting e seu assistente Charles Best, da Universidade Médica de Toronto, no Canadá.
______________________________________________________________________

Jardim de infância

A maior contribuição educacional do pedagogo alemão Friedrich Froebel (1782-1852), foi a criação do primeiro jardim de infância. Por acreditar que as crianças devem ser tratadas como pequenas plantas criadas num jardim, sob o cuidado do professor, Friedrich deu à sua criação o nome de “Kindergarten”, que em alemão quer dizer “jardim das crianças”. Seu projeto era baseado em atividades, liberdade, importância do esporte, linguagem como primeira forma de expressão, brinquedo como auto-expressão, desenhos, ritmos, histórias, contos-de-fada, mitos, lendas e fábulas, entre outras atividades. Tais idéias foram pioneiras e mudaram a formação da pedagogia infantil.
______________________________________________________________________

Motor a Diesel

Até o final do século XIX, os motores a vapor eram os grandes responsáveis pelo transporte e pela indústria. Seu grande problema no entanto, era que uma parcela muito pequena (10%) do calor liberado na queima do carvão era aproveitado. Criar um motor que tivesse um maior aproveitamento já era uma idéia do alemão Rudolf Diesel (1858-1913) desde 1878, quando estudava na Escola Técnica de Munique. Em 1897 ele conseguiu desenvolver um protótipo do motor que seria batizado com seu nome: Diesel. Nele, o ar é comprimido pelo pistão dentro de um cilindro até esquentar o suficiente para provocar uma explosão no combustível. Quando queima, o combustível causa a expansão do ar e empura para cima o pistão, num movimento contínuo.
______________________________________________________________________

MP3

Todo mundo conhece os famosos arquivos de som comprimido que permitem “baixar” músicas na internet. Mas pouca gente sabe sua origem. Ele existe desde 1987 e foi invenção de um instituto tecnológico alemão, o Fraunhofer Institut Integriert Schaltungen. Para começar o seu nome é uma abreviação de MPEG áudio Layer-3, uma homenagem ao grupo do Instituto que padronizou a compressão de arquivos digitais, o MPEG (Moving Pictures Experts Group). Usando a tecnologia desenvolvida pelo MPEG, foi possível “encolher” o tamanho do som de um CD comum de forma que, sem perder a qualidade, ele coubesse em um espaço menor. Basicamente, isso é feito através de técnicas de codificação. O 3 do nome MP3, significa que existiram duas outras tentativas de reproduzir arquivos de som comprimido, o MP1 e o MP2, mas nenhuma das duas foi tão eficiente.
______________________________________________________________________

Pager

O primeiro chamava-se Eurosignal, da empresa alemã Bosch, inventado em 1976. Uma central de telefonistas recebe os recados . Os telefonistas contatam o usuário, usando um código específico, por ondas de rádio. O pager transforma essas ondas com sinais analógicos em sinais digitais. Um chip decodificador associado a um multiprocessador, faz com que os sinais digitais virem novamente letras ou números na tela de cristal líquido.
______________________________________________________________________

Polimerização

As descobertas do químico alemão Hermann Staudinger (1881-1965), foram tão significativas, que em 1953 ele recebeu o Prêmio Nobel de Química. Foi ele que, em 1920, descobriu a síntese dos polímeros, na qual as pequenas moléculas desses compostos químicos, formam longas cadeias. Através desse processo, as industrias fabricam inúmeros produtos, que são utilizadas em praticamente tudo o que tocamos no dia a dia. O plástico, por exemplo, é um tipo de polímero. Sem as descobertas de Staudinger, o nylon nunca teria sido inventado.
______________________________________________________________________

Raio X

Na tarde de 8 de novembro de 1895, no laboratório da Universidade de Würzburg na Alemanha, o físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923), pesquisava o tubo de raios catódicos, inventados pelos inglês Willian Crookes anos antes. Era um tubo de vidro, dentro do qual um condutor metálico aquecido emitia elétrons, então chamados; raios catódicos, em direção a outro condutor. Quando Roentgen ligou o tubo naquele dia, notou um efeito curioso. Perto do tubo, uma placa de um material fluorescente, chamado “platino cianeto de bário” brilhou. O brilho persistiu mesmo quando Roentgen colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Por seis semanas o físico trabalhou no laboratório tentando entender o que era aquela radiação capaz de atravessar materiais opacos e sensibilizar filmes e placas fotográficas. De experiências feitas com objeto de vidro, madeira e metal, passou rapidamente para a primeira radiografia feita num ser humano. Usou a radiação por 15 minutos para retratar os ossos de uma das mãos de sua mulher Bertha, em 22 de dezembro de 1895. Fascinado, mas ainda confuso, Roentgen decidiu chamar os raios de “X”, símbolo usado em ciência, para descrever o desconhecido. Roentgen publicou um resumo de sua descoberta no jornal da universidade. Em janeiro, sentiu-se seguro o suficiente para uma apresentação formal a seus colegas professores. A apresentação terminou em aplausos e, em 1901, Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física.
______________________________________________________________________

Reforma protestante

Martinho Lutero (1483-1546), considerado o pai espiritual da Reforma Protestante, era um monge agostiniano que tornou-se teólogo. Ele queria realizar reformas que julgava necessárias, sem a intenção de dividir a igreja. Embora a Bíblia já tivesse sido escrita em alemão, a tradução feita por Lutero foi de maior qualidade e pôde ser mais divulgada, graças ao sistema de impressão de Gutemberg em 1453. Até então os textos sagrados eram escritos somente em latim, língua do extinto Império Romano e falada somente pelos membros do clero e de uma pequena elite. A tradução de Lutero para o alemão um ato de desobediência contra a Igreja Católica e uma consolidação da futura língua alemã, vista como inferior, dos ignorantes e plebeus. No entanto, o grande impulso para o debate teológico que resultou na criação das Igrejas protestantes foram suas 95 teses, lançadas em 1517. Nelas, Lutero desafiava o9s ensinamentos da Igreja Católica a respeito da penitencia, da autoridade do Papa e da venda das indulgências (remissão total ou parcial dos pecados cometidos. Este documento é considerado por muitos, como um marco da Igreja Protestante.
______________________________________________________________________

Refrigerador

Carl Paul Gotfried von Linde (1842-1934) desenvolveu os princípios para a tecnologia moderna de refrigeração. Em 1871 inventou um sistema que trabalhava com éter metílico e, em seguida, criou uma segunda geração à base de nitrogênio. Os dois sistemas utilizavam o resfriamento a gás, que até então era feito mecanicamente. Em 1894, a pedido da Cervejaria Guinnes, desenvolveu um revolucionário método para a liquefação de grandes quantidades de ar. Na técnica de Linde, o ar era sugado para uma máquina que o comprimia, pré resfriava e descomprimia, esfriando-o bastante. Utilizou também o método da contra-correncia: o ar que foi refrigerado é utilizado para refrigerar mais ar comprimido, que por sua vez irá resfriar o próximo volume de ar, e assim suscessivamente, até que o ar se liquefaça. Foram os trabalhos de Linde que permitiram diversos estudos modernos, como o da criogenia e o da separação dos elementos do ar liquefeito através da destilação fraccional.
______________________________________________________________________

Refrigerantes de laranja

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirada da palavra “fantástica”, que é parecida em muitas línguas. Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade, para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959. No Brasil, a Fanta Laranja foi lançada em dezembro de 1964 e a Fanta Uva em julho de 1970.
______________________________________________________________________

Revistas

Enquanto os jornais eram planejados para atrair o público em geral, as revistas pretendiam divulgar textos específicos. Sua evolução na Europa foi direta dos folhetos impressos para os panfletos e destes para os almanaques, preenchendo a faixa intermediária entre os jornais e os livros. Considera-se que a primeira revista tenha sido a publicação alemã de 1663 “Erbauliche Monats-Unterredungen” (Discussões mensais edificantes). Iniciada por Johan Rist, poeta e teólogo de Hamburgo, ela refletia fortemente suas duas vocações e apareceu irregularmente uma vez por mês durante cinco anos.
______________________________________________________________________

Salsicha

Popular no mundo inteiro, a salsicha ainda gera muita polêmica quando o assunto é a sua origem. Tradicionalmente, diz-se que a invenção aconteceu em 1484, na cidade de Frankfurt, Alemanha. Tanto que em 1987, a cidade promoveu um evento em comemoração aos 500 anos da salsicha. No entanto, alguns historiadores contam que o verdadeiro criador do produto, foi o açougueiro alemão Johann Georghehner, da cidade de Coburg. No final do século XVII ele teria viajado a Frankfurt para divulgar sua novidade. Já os moradores de Viena (Wien em alemão) na Áustria, chamam a atenção para o termo “wiener” e que indicaria que a invenção do prato seria dos austríacos.
______________________________________________________________________

Táxi

Na primavera de 1896, dois Droschkes, (tipos de carruagens) começaram a ser operados por um alemão conhecido como Dütz, na cidade de Stuttgart. Em maio de 1897, Friedrich Greiner inaugurou um serviço rival. Na verdade, os veículos de Greiner foram os primeiros táxis de verdade. Eram veículos a motor, equipados com taxímetro, outra novidade criada ali. Antes os passageiros precisavam negociar a corrida com o motorista. Já os taxímetros tinham um dispositivo ligado às rodas, que media a distancia percorrida. A novidade logo se espalhou por outras cidades da Europa e dali para o mundo.
______________________________________________________________________

Telégrafo sem fio

James Clerk Maxwell (18341-1879), professor de física experimental em Cambridge na Inglaterra, provou matematicamente em 1864 que uma onda elétrica podia produzir um efeito a uma distancia considerável, do ponto no qual ocorria (portanto os sinais elétricos não estavam limitados a propagar-se ao longo de um fio). Maxwell também previu que tais sinais, ou ondas eletromagnéticas, deslocavam-se à velocidade da luz ( o que significa que a comunicação terrestre seria essencialmente instantânea). Tudo isso ficou na teoria por 22 anos. O físico alemão Heinrich Rudolf Herz (1857-1894), cujo sobrenome é hoje o termo utilizado para ciclos por segundo, o movimentos de freqüência de onda, demonstrou experimentalmente em 1888 que as previsões de Maxwell eram verdadeiras, pelo menos em relação a curtas distancias. No centro de um espelho de metal parabólico, ele colocou dois condutores separados por um pequeno vão. Um aro de arame, conectado à outra abertura, foi colocado a 1,50 metro de distancia, no foco de outro coletor parabólico, alinhado com o primeiro. Herz descobriu que a faísca, ao saltar pelo primeiro vão, fazia com que uma faísca menor saltasse pelo vão no outro aro. Ele provou desse modo, que as ondas de rádio eletromagnéticas se propagavam em linha reta e podiam ser refletidas por uma folha metálica, como as ondas de luz são refletidas por um espelho, e que a telegrafia sem fio era um conceito possível.
______________________________________________________________________

Telescópio

Em 1608, o fabricante de óculos alemão Johann Lippershey (c.1570-c.1619) estava entretido em sua oficina em Midelburgo na Holanda, quando ouviu uma exclamação de espanto. Voltou-se e viu seu aprendiz olhando através de duas lentes. Ao juntar dois vidros, a torre da igreja distante, parecia muito mais próxima e de cabeça para baixo. Lippershey enxergou o alcance do achado dos meninos e pôs-se a fabricar telescópios. Encaixou as lentes dentro de um cilindro, mantendo a distancia apropriada entre elas para corrigir a imagem. A popularidade do invento, levaria Lippershey a pedir ao governo holandês que o seu “instrumento para ver à distancia”, fosse mantido em segredo e que durante trinta anos qualquer pessoa fosse proibida de imitar este instrumento ou então lhe fosse concedida uma pensão anual a fim de lhe permitir fazer estes instrumentos para utilidade exclusiva do país, sem vender a Reis ou Príncipes estrangeiros. Lippershey não obteve a licença para a exclusividade porque dois outros fabricantes de óculos reclamaram no mesmo período a primazia do invento. Em 1609 o matemático italiano Galileu Galilei (1464-1642) construiu seu próprio telescópio que aumentava nove vezes os objetos, enquanto o de Lippershey permitia uma ampliação de sete vezes. No dia 25 de agosto, no alto da torre da Praça de São Marcos, os Senadores da República de Veneza acotovelaram-se para ver a novidade. Naquela mesma noite, Galileu descobriu que a lua não tinha uma superfície lisa como se pensava, mas era cheia de montanhas e crateras.
______________________________________________________________________

Teoria da relatividade

Albert Einstein (1879-1955), alemão naturalizado americano, é provavelmente o físico mais famoso do século XX. Ganhador do Nobel de Física em 1921, ele é autor da teoria da relatividade. A primeira vez que publicou suas idéias foi em 1905, mas a teoria em si só foi publicada em 1916. De acordo com ela, a interação dos corpos é explicada pela influencia que eles exercem sobre o espaço-tempo, um espaço no qual o tempo se junta à altura, largura e profundidade para formar a quarta dimensão. De início, e teoria pretendia explicar alguns erros de conceito no movimento relativo, mas acabou se tornando a base para que, posteriormente, se demonstrasse a unidade essencial da matéria e da energia do espaço e do tempo e a equivalência entre as forças de gravitação e os efeitos da aceleração de um sistema.
______________________________________________________________________

Termômetro de Mercúrio

Daniel Gabriel Farenheit (1686-1736), foi um físico alemão que desde a juventude, já demonstrava interesse pelas ciências. Estudou em Amsterdã e em 1724 se tornou membro da Royal Society. Além de dar a forma definitiva ao termômetro de álcool, Farenheit modificou o aparelho para que medisse com maior precisão a temperatura. Em 1724, ao invés do álcool, colocou mercúrio dentro dos termômetros. A nova substancia apresentava vantagens como a não aderência ao vidro, permanecia líquida em um grande intervalo de temperaturas e aparência metálica que facilitava a leitura.
______________________________________________________________________

Tipografia/Imprensa

O alemão Johannes Gutemberg (década de 1390-1468), aperfeiçoou uma antiga invenção chinesa e criou, no século XV, a prensa de tipos moveis. Seu invento surgiu a partir da modificação de uma prensa de uvas. Até então, os livros eram todos feitos à mão, um por um em um processo lento e que encarecia o preço do produto. Com os tipos móveis, reutilizáveis de Gutemberg, surgiram as primeiras obras impressas. Os caracteres metálicos, organizados linha por linha, eram presos a uma chapa, besuntados com tinta e prensados sobre o papel. Como este processo poderia se repetir inúmeras vezes, os livros se tornaram bem mais acessíveis. A Bíblia foi a primeira obra que Gutemberg imprimiu. O desenvolvimento da imprensa também só foi possível pela agilidade que a prensa de tipos móveis trouxe à produção de textos.
______________________________________________________________________

Trem magnético

Hermann Kemper (1892-1977) foi o engenheiro alemão que se tornou “pai do trem magnético”. Ele imaginou, em 1934, um trem movido por ímãs que flutuava em um sistema de tubos a vácuo e andava a mil quilômetros por hora. A idéia de Kemper foi registrada e colocada em prática na década de 90. Os trens suspensos sem rodas são movidos por campos magnéticos, que, além de manter os vagões suspensos, ainda os impulsionam para frente.
______________________________________________________________________

Xampu

O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual xampu, foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial ele começou a ser oferecido comercialmente como um produto para limpeza dos cabelos. O nome porém, nasceu na Inglaterra, influenciado pelo domínio do país sobre a Índia. A moda e a arte indianas estavam no auge. Xampu veio do indiano “champo” que significa “massagear” ou “amassar”.
______________________________________________________________________