Você conhece a Lenda do "Violinista e as Bruxas"?

Esta Lenda nos vem do folclore do Principado de Liechtenstein. Esta lenda além de curiosa, nos traz a lembrança de um passado sombrio deste país no coração da Europa.


Conta-se que, certo dia, um pobre violinista chamado Johann Jörri andava pela estrada de Balzers, quando encontrou um grupo de pessoas meio estranhas, porém, muito bem trajadas, que o convidaram para acompanhá-los a uma casa à beira da estrada para participar de um banquete. Entretanto haviam condições: que tocasse o seu violino para alegrá-los e que enquanto bebesse, não deveria de modo algum desejar "saúde" a qualquer pessoa.


Enquanto o grupo bailava alegremente ao som do violino, Jöri pegou uma bela taça de prata e acabou desejando "saúde, com a Graça de Deus" para si mesmo. No mesmo instante, tudo desapareceu: casa, comida, bebida e pessoas. Sozinho na escuridão, com o violino em uma das mãos, e a taça na outra, percebeu, à luz da lua, que o copo trazia a gravação de um boi, símbolo das bruxas da região. Jöri constatou, apavorado, que havia animado uma das "Festas das Bruxas", das quais já ouvira falar, mas não acreditava.


Liechtenstein, no passado, viveu uma intensa e cruel "caçada às bruxas", uma verdadeira mini-inquisição, principalmente no Século XVII, quando um grande número de homens e mulheres foram executados na fogueira, acusados de prática de feitiçaria. Bastava um vizinho delatar outro, mesmo sem provas, que este era torturado e levado à fogueira sem apelação. Sofreram este tipo de condenação mais de 300 pessoas de uma população de 3.000, o que vem a ser 10%. Quem visita esta terra de sonhos e beleza jamais imagina que, um dia, Liechtenstein também teve seu "período das trevas".


Onde fica o Principado de Liechtenstein?


Este célebre principado no coração da Europa, com 160km2...


Este célebre principado no coração da Europa, com 160km2, cerca de 30.000 habitantes (dos quais 37,5% são estrangeiros), é um dos mais conhecidos micropaíses do planeta. Com altas montanhas, belos vales e aldeias pitorescas, que dividem-se em duas regiões, o "Oberland" e o "Unterland", o pequeno principado fica entre os cantões suíços de St. Gallen e Graubunden e o estado austríaco de Vorarlberg.


As duas montanhas mais altas são o "Drei Schwestern" (Três Irmãs) com 2.052 metros, e o "Alpspitz", com 1.944 metros. Todo lado ocidental do país é banhado pelo rio Reno, que é acompanhado, em quase toda sua extensão, por um canal denominado "Haupt Canal".


A capital é a antiga cidade de Vaduz, onde vivem cerca de 5.000 habitantes. As principais comunidades são Schaan, Balzers / Mäls, Triesen, Triesenberg (única localidade onde sobrevive um antigo dialeto, o "walser"), Eschen / Neudeln, Gramprin / Bendern, Schellenberg, Planken, Ruggell, e Mauren / Schaanwald. Estas comunidades sustentam vistosos brasões e apresentam muitos lugares de interesse turístico.


Fonte: Gintner; Luiz J. - Em busca de Liliput: Uma visão geral e curiosa dos menores países do mundo. Editora Litteris. Rio de Janeiro - 1997.