500 anos da reforma luterana

No dia 31 de outubro de 2017 fará 500 anos que Martinho Lutero afixou suas teses em Wittenberg. Em 2008, em antecipação da efeméride, foi dado início às celebrações da Década de Lutero. Tanto a Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) como instituições públicas conceberam e organizam em conjunto os eventos comemorativos da Década.

A Reforma foi um acontecimento de grande importância na história mundial e seus efeitos se fizeram sentir em todos os continentes. Os grandes reformadores – Lutero, Melanchthon, Zwingli, Calvino e outros – foram figuras de vulto cujas ideias exerceram uma forte influência na cultura e na história religiosa e espiritual, bem como na esfera política.

A Década de Lutero aborda o vasto leque de tópicos relacionados com a Reforma Protestante, desenvolvendo os em anos temáticos. Por um lado, se ligam os eventos a anos comemorativos. O ano de 2010, por exemplo, esteve sob o lema “Reforma Protestante e Educação”, comemorando assim os 450 anos da morte de Melanchthon, o “Praeceptor Germaniae” (mestre da Alemanha). Por outro lado, a Década se debruça sobre impulsos da Reforma que perduram até os nossos dias.

O início do próprio ano da efeméride, 2017, foi assinalado a 31 de outubro de 2016 em Berlim com um serviço religioso e uma cerimônia solene.
Caixa de indulgências, Stiftung Luthergedenkstätten em Saxônia-Anhalt
Ampliar imagem
Caixa de indulgências, Stiftung Luthergedenkstätten em Saxônia-Anhalt
(© J. Liptàk/LDA)

A Igreja Evangélica na Alemanha tem vários eventos de grande dimensão planejados para todo o ano, como por exemplo:.

12 de abril a 5 de novembro de 2017: Exposição especial nacional “O Efeito Lutero. 500 Anos de Protestantismo no Mundo” no Martin Gropius Bau em Berlim

4 de maio a 5 de novembro de 2017: Exposição especial nacional “Lutero e os Alemães” no castelo Wartburg em Eisenach

13 de maio a 5 de novembro de 2017: Exposição especial nacional “Lutero! 95 tesouros – 95 pessoas” no Augusteum em Wittenberg

20 de maio a 10 de setembro de 2017: Exposição mundial sobre a Reforma Protestante “Portões da Liberdade” em Wittenberg

24 a 28 de maio de 2017: 36.º Deutscher Evangelischer Kirchentag (convenção evangélica alemã) em Berlim e Wittenberg com mais de 100 000 participantes

31 de outubro de 2017: 500 anos do início da Reforma Protestante. Esse dia será, excecionalmente, um feriado público em toda a Alemanha.