O canto alpino - Das jodeln


Um dos gêneros de música folclórica mais interessantes na Alemanha é o canto alpino ou “das Jodeln”. Ele está muito presente nas regiões alpinas da Alemanha, Áustria e Suíça.

O canto alpino é uma cantoria sem palavras definidas, uma espécie de júbilo com uma sequência de sílabas sem significado. Típico para o “Jodeln” é um pulo repentino para tons agudos, uma grande extensão de tons e a troca espontânea entre a voz de peito e a voz de cabeça.

Apesar de ser mais presente na região alpina, este gênero musical também é percebido em outras regiões montanhosas na Alemanha, Espanha, Suécia, Polônia e até em outros continentes. Surpreendentemente, o maior território de canto alpino se encontra na região central da África. Quem diria?

Acredita-se que “das Jodeln” surgiu da necessidade de comunicação dos pastores de ovelhas e cabras das montanhas dos alpes. O canto pode ser ouvido a uma grande distância e um “holareiduljöh” poderia, por exemplo, significar que o jantar está pronto. Até os próprios animais eram chamados dessa maneira.

No entanto, o canto alpino não era usado apenas para a comunicação. A grande diferença repentina entre tons graves e agudos, e entre voz de peito e de cabeça também reflete a diferença entre vales e montanhas. Dessa maneira, seria também uma “imagem musical” da região dos alpes.

Nas regiões montanhosas da Alemanha “das Jodeln” é tão importante, que existem até campeonatos do gênero, como o Jodlerwttstreit em Clausthal-Zellerfeld. Participantes competem entre si em 20 categorias. Sim, existem muitas variações do gênero musical alpino.