Quem somos

Elisabeth Graebner

Elisabeth Graebner é natural de Blumenau/SC, descendente das famílias alemãs: BAUER, HOEPPEL, BÜTTNER e GRÄBNER Mora em Petrópolis desde 1973, é mãe da Ingrid, do René e da Mônica e vó coruja do Bruno, da Larissa e do Daniel e casada com Marcos Carneiro.


De coração brasileiro, mas com fortes raízes germânicas, Elisabeth não tardou em arregaçar as mangas e envolver-se fortemente com o resgate e a preservação das tradições alemãs, que a exemplo de Blumenau, também em Petrópolis estão intimamente ligadas com a origem da cidade. Assim, no início de 1991, idealizou o primeiro programa de rádio voltado ao resgate e preservação da cultura alemã em Petrópolis, na Rádio UCP FM que permaneceu no ar por dois anos. Alguns meses mais tarde, retornou ao microfone já aqui na Rádio Imperial com o programa; “Bauernstimme” em parceria com Pedro Troyack. Com o fim deste último, começou tudo de novo e então deu vida ao Programa: A Alemanha e a música” que está completando 20 anos ininterruptos no ar.


Atuou durante 5 anos como diretora artística e cultural do Clube 29 de Junho onde coordenava as categorias; infantil e de adultos do grupo de danças folclóricas. Durante 4 anos fez parte do Coral da Igreja Luterana como soprano.


Participou de diversos concursos e festivais de poesia e tem alguns trabalhos publicados em coletâneas e vários prêmios. Foi Presidente do KAISERSTADT KULTURKREIS por 11 anos consecutivos e hoje ocupa a vice presidência, liderando duas categorias de danças folclóricas, adulto e infanto-juvenil onde além da dança são realizados exercícios teatrais, palestras e gincanas. Também integra a diretoria da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis. Co-autora dos livros: “150 anos de Colonização alemã em Petrópolis”, lançado em 1995 pelo Clube 29 de junho e “Volkstanz, um olhar folclórico sobre a colonização germânica em Petrópolis” de 2014


É autora de várias peças teatrais e desde 1994, está a frente do Programa "A Alemanha e a música" que vai ao ar todos os domingos de 11:00 às 13:00h, pela Rádio Imperial de Petrópolis- 1550 AM. Elisabeth é mãe, avó, dona de casa, radialista, costureira e ainda dá aulas de alemão. "Monotonia" é uma palavra que não faz parte de seu vocabulário.