Release

O programa: “A Alemanha e a música” foi idealizado por Elisabeth Graebner, visando restituir aos descendentes dos colonizadores germânicos que chegaram em Petrópolis a partir de 29 de junho de 1845, o acesso aos costumes e tradições legadas pelos seus antepassados.

Natural de Blumenau-SC, Elisabeth, quando se mudou para Petrópolis, achava inadmissível que uma cidade com mais de 300 mil habitantes, dos quais segundo estatísticas, um terço descendentes de alemães, não tivesse um programa de rádio voltado ao resgate e preservação da cultura desse povo que se apresentava tão saudoso das lembranças de seus avós que ainda falavam, cantavam e oravam em alemão, dos corais, das bandinhas, das danças, dos festejos e da culinária. Assim, no dia 27 de novembro de 1994, um 1º Domingo de Advento, estreava pela Rádio Imperial de Petrópolis o Programa: “A Alemanha e a música” no início das 6 às 8h da manhã. Dois anos mais tarde, passou para o horário de 11 às 13h, sempre aos domingos.

Conteúdo


Alemanha e a música Release

Tendo completado mil apresentações no dia 27 de abril de 2014, o programa é apresentado por Elisabeth Graebner, tendo como colaboradores; Olívia Wendling, Marcos Carneiro, Anne Grotz e Margarete Kaiser. A grade de programação é composta de: Orações em alemão e português, “Curiosidades”, ”Minutos de sustentabilidade”, “Receitas da culinária alemã”, noções da língua alemã em “Deutsch, warum nicht”, “Agenda cultural”, “Mágica infância” , “Falando de Petrópolis”, “A Alemanha em foco”, tudo isso permeado pelas mais belas canções alemãs de todos os tempos, além da participação dos ouvintes respondendo à pergunta do dia e sorteio de brindes ao final do programa. São duas horas de informação, alegria, descontração, história, música e integração. Especial destaque recebem os eventos especiais como o Natal e a Páscoa, assim como as festas que ainda cultivam a cultura alemã.


Nossos ouvintes que nos ouvem em AM 1550, assim como os que nos acompanham pela internet, principalmente dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e outros da Europa, são nosso maior patrimônio. A eles, todas as nossas homenagens.


Aos patrocinadores que possibilitam a realização deste trabalho, nosso respeito e gratidão.


À nossa Rádio Imperial de Petrópolis, um carinhoso abraço.