Assinatura do termo de cooperação

Este ano a imigração alemã completa 200 anos no Brasil e, para celebrar a data, diversas atividades estão sendo realizadas pelo país. Os festejos, que também acontecem no Rio de Janeiro e em outros municípios do Estado, se estendem a Petrópolis, a partir deste mês.

Como parte das comemorações, a Cidade Imperial está recebendo a visita do arquiteto e historiador alemão, Dittmar Lauer. O visitante, além de ter antepassados que imigraram para Petrópolis, também está realizando uma pesquisa sobre a colonização alemã na cidade.

Além disso, ele também irá lançar o livro "Brasilien ist ein weites Land", que na tradução para o português significa "O Brasil é uma Terra Vasta", onde aborda a colonização alemã no Brasil e também em Petrópolis. O lançamento, foi realizado sábado (11/05/24) em um evento fechado, que contou com uma palestra do autor sobre as localidades de origem de várias famílias dos imigrantes que aqui chegaram em 1845. Estiveram presentes além da diretoria do Clube 29 de Junho, autoridades locais e representantes de segmentos culturais, além da Sra. Lena Weber, Prefeita da cidade de Hermeskeil na Alemanha onde também reside o escritor.

O ponto alto do evento foi a assinatura do acordo de cooperação mútua entre o Clube 29 de junho e a Associação Cultural Histórica Hochwald em Hermeskeil, representados por seus Presidentes, Marcio Haubrich e Dittmar Lauer.

No encerramento do evento aconteceu uma apresentação do Coral do Clube 29 de junho e em seguida foi servido um delicioso Café com cucas.

Dittmar Lauer é um arquiteto e historiador alemão, nascido em Hermeskeil, na Alemanha. Ele é presidente de diferentes associações na Alemanha que se referem a história e a cultura.

 

Em 1992, recebeu a Medalha de Mérito da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.

 

<< página inicial