Dos metais ao balanço, do jazz ao rock

Orquestea alemã, abre a os festejos em comemoração dos 180 anos de imigração alemã em Petrópolis.
Dos metais ao balanço, do jazz ao rock: em um encontro inusitado entre instrumentos de sopro e ritmos contagiantes, a orquestra alemã Brass94 transformou Itaipava em um grande palco de música e movimento. No dia 16 de fevereiro de 2025, às 17h, o Shopping Vilarejo recebeu o espetáculo gratuito que mostrou a potência dos metais em vários ritmos, numa celebração vibrante dos 180 anos da imigração alemã em Petrópolis.
Composta por 30 instrumentistas da Associação Orquestra Juvenil de Sopros da cidade de Thum, na Alemanha, que esteve pela primeira vez na cidade de Petrópolis, a Brass94 se destacou por sua abordagem dinâmica e contemporânea, reinventando os clássicos e convidando o público a viver a música de forma interativa. Sob a regência do maestro Gerd Engelhardt, o repertório percorreu desde os grandes sucessos do swing de Glenn Miller até hits marcantes do rock e pop internacional, como os de Westernhagen. Para tornar a experiência ainda mais especial, o evento contou com um espaço para dança, incentivando a participação ativa do público.
No Shopping Vilarejo, o clima foi de entusiasmo pelo show que envolveu e fez o público vibrar. “Foi uma experiência inesquecível, um verdadeiro presente para Petrópolis, consolidando Itaipava como um polo de grandes eventos culturais”, afirma Tiago Corrêa, administrador do complexo comercial.
Além de proporcionar esse espetáculo inédito na cidade, a vinda da Brass94 marcou o início das celebrações pelos 180 anos da imigração alemã em Petrópolis. Depois de quase três meses de viagem em navios para vencer mais de 9 mil quilômetros, as primeiras 600 famílias de colonos alemães chegaram a Petrópolis em 1845 e influenciaram diretamente na construção da identidade da cidade. Arquitetura, planejamento urbano e gastronomia e tem forte representatividade e a música libera a descontração de petropolitanos e suas raízes germânicas marcadas pela animação nas comemorações.
A apresentação foi organizada pelo Clube 29 de Junho e pelo Shopping Vilarejo, com o apoio da Prefeitura. “O Clube 29 de Junho, sob a gestão do presidente Márcio Haubrich, esteve comprometido em fortalecer e divulgar a cultura germânica em Petrópolis, e essa apresentação simboliza um novo momento para a instituição”, afirma Marcos Carneiro, diretor de Comunicação da entidade.
Para o secretário de Turismo, Pablo Kling, celebrar a data com uma orquestra vinda diretamente da Alemanha reforçou os laços históricos e culturais da cidade. “Como descendente de duas famílias germânicas, essa apresentação tem um significado especial para mim. A vinda dessa banda alemã reforça a conexão entre Petrópolis e a Alemanha”, destaca. Para o presidente do IMC Adenilson Honorato, “esse foi um importante evento com atração internacional, ideal para dar início aos festejos dos 180 anos da imigração alemã em Petrópolis”.