EDELWEIS - CURIOSIDDADES SOBRE A FLOR DOS ALPES

edelweiss

Edelweiss a flor dos Alpes

Adorada pelos suíços e austríacos, a Edelweiss, flor de uma das célebres canções do Musical Noviça Rebelde, gosta das alturas.

Ela vive nos Alpes, entre os 1800 e 3000 metros de altitude. Cá mais para baixo, quem quiser apreciar a sua flor branca em forma de estrela tem de fazê-lo em jardins ou comprá-la num vaso.

O nome Edelweiss significa branco precioso ou branco nobre, apesar de sua cor não ser um branco alvo. Suas pétalas são de um branco gelo e felpudas o que originou seu nome científico que é Leontopodium Alpinum cuja tradução é “patas de leão dos alpes”, fazendo alusão às suas pétalas que são felpudas como as patas de um leão. O formato em estrela e pelos branco-gelo, fizeram dela um dos maiores símbolos suíços e austríacos.

Ninguém conseguia fazer com que a planta da pradaria alpina sobrevivesse na planície, por isso não existiam Edelweiss para vender nas floristas. Uma equipe de cientistas suíços conseguiu então criar uma variedade que cresce na planície, tanto ao ar livre como em estufa.

Na Suíça, já a cultivam há cerca de uma década para fins agrícolas. Embora se encontrem ao ar livre como os seus congêneres nativos, essas Edelweiss têm de ser cultivadas na montanha a altitudes médias, entre 1000 e 1500 metros. São vendidas secas, para o fabrico de extratos que entram em produtos cosméticos, como loções solares ou cremes antienvelhecimento.

Os suíços gostam tanto da Edelweiss que até a incluem em alimentos como planta aromática, utilizando-a em licores, chás, cervejas, queijos, chocolates...
Mas uma empresa pretendia trazer a Edelweiss até à planície e não queria limitar-se a vê-la num simples vaso ou nos jardins onde se imitam as condições climáticas dos Alpes

Na Europa, a Edelweiss é cultivada há vários anos nos jardins como planta ornamentale há muito tempo que podemos comprá-la em vasos em centros de jardinagem, por um preço que varia dos quatro aos 12 francos suíços (2,5 a 7,5 euros), conforme o tamanho da planta. 

Como planta ornamental em vasos, é cultivada na maior parte dos países do Norte: França, Suíça, Alemanha, Áustria..." Quanto a colher plantas nativas, nem pensar. Tanto na Suíça como no resto dos países alpinos, como França ou Áustria, é proibido apanhá-la na natureza.


Para responder à procura por parte da indústria e dos produtores de flores cortadas, os cientistas suíços iniciaram em 1999 um projeto de seleção de Edelweiss. Os primeiros ensaios de cultura em planície para a produção agrícola tiveram lugar em 1999 e 2000

Desde então os cientistas chegaram finalmente a uma nova variedade, que batizaram de Helvetia. "Desde 2007 que cultivamos a Edelweiss em planície, ao ar livre e em estufa, para a produção de flores cortadas”.


Já faz alguns anos que a estação de investigação tem em marcha um projeto que visa oferecer aos floricultores suíços novos produtos, com uma forte componente típica do país e que se centrem em plantas de origem alpina. "Os primeiros ensaios de cultura junto dos produtores começam na próxima Primavera", refere um comunicado de imprensa do ACW.
A ideia é que os floricultores suíços se demarquem da produção estrangeira de flores.

Símbolo dos Alpes, a Edelweiss foi elogiada em várias formas de arte. “A Noviça Rebelde” celebrizou-a no palco e na tela de cinema, pondo o viúvo capitão austríaco Von Trapp a cantar "Edelweiss, Edelweiss...", como metáfora do recomeço de vida e de resistência ao nazismo.

Astérix e Obélix escalaram montes em busca desta flor, o ingrediente principal de um antídoto contra um veneno, pelo menos na história, “A estrela das neves”.

O seu nome junta as palavras "nobre" e "branco" em alemão, mas a Edelweiss é conhecida por outras designações, como "estrela das neves", "estrela dos glaciares" ou "perpétua das neves". Capaz de suportar temperaturas muito baixas e um pequeno período de exposição solar, vê as suas flores brancas - de aspecto lanudo por estarem cobertas de pequenos pêlos brancos - aparecerem entre Julho e Setembro.

Porque é que suíços e austríacos gostam tanto da Edelweiss, a ponto de a escolherem como a flor nacional? O fato de ser uma delicada flor branca dá logo a ideia de beleza e de muita ternura", diz a bióloga Maria Amélia Loução, diretora do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa. "Esta planta dá aos Alpes uma beleza espetacular, porque ficam salpicados de branco. Na Primavera, quando começam a derreter as neves e a gotejar as águas, de vez em quando aparece uma zona verde e, no meio, uma delicada flor branca", acrescenta. "As populações alpinas vêem esta planta como o ressurgir da Primavera, depois de meses de frio agreste."
Também está muito ligada ao amor, conta Maria Amélia Loução. "É uma delicadeza um rapaz austríaco ou suíço oferecer à sua amada uma flor de Edelweiss. O fato de ser branca transmite a ideia de pureza e virgindade." A partir do Verão, os namorados suíços deverão ter a vida facilitada pois não precisarão mais escalar os alpes, colocando suas vidas em risco, buscando uma prova de amor..

Ela inspirou poetas mundo afora e uma das composições mais conhecidas é a que leva o nome da flor EDELWEISS, de 1959, por Richard Rodgers, com letra de Oscar Hammerstein para o musical “The sound of Music” com Julie Andrews, que no Brasil ficou conhecida como “A noviça rebelde”

Mais Curiosidades:

´Ela está cunhada na moeda de 2 centavos do Euro austríaco e dá nome a uma cervejaria do país.

Na Suiça, a patente dos generais ao invés de estrelas, ostentam a própria flor.

Blog.kukos.com.br (Cinco curiosidades sobre a flor de Edelweiss)

<< CURIOSIDADES